17/05/2024 11:19 am

I Ciclo de Acompanhamento Formativo 2024 acontece nas escolas da Rede Estadual na URE-Imperatriz

A Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC-MA), por meio da Secretaria Adjunta de Gestão do Ensino e da Aprendizagem (SAGEA), da Superintendência de Gestão do Ensino e Desenvolvimento da Aprendizagem (SUGEDA) e da Supervisão de Gestão Escolar (SUPGE), realiza no período de 06 a 17/05 o I Ciclo de Acompanhamento Formativo (CAF 2024) nas Escolas Regulares de Tempo Parcial, das 20 Unidades Regionais de Educação (UREs), com o objetivo de realizar o Acompanhamento das Práticas Escolares, com ênfase na garantia da aprendizagem dos estudantes, visando a melhoria contínua das ações pedagógicas de fortalecimento do Currículo do Ensino Médio, na Rede Estadual de Ensino.

Durante esse período a Equipe GAEM (Grupo de Acompanhamento do Ensino Médio), da URE-Imperatriz, realiza as visitas pedagógicas aos Centros de Ensino dos 15 municípios que integram esta Regional de Educação, para a efetivação desse acompanhamento. Participam da agenda do CAF, os gestores escolares, os docentes da Parte Diversificada, que consta de Projeto de Vida, Tutoria, Eletiva de Base, Responsabilidade Social e Empreendedorismo, Itinerário Formativo Integrador e Aprofundamentos I, II e III; além de estudantes, por amostragem, de 2ª e 3ª séries (lideranças de turmas/representantes de Grêmio Estudantil).

“O CAF está avaliando e verificando a integração e consolidação na rotina do estudante desses novos componentes curriculares e sua relação com a Formação Geral Básica”, explicou a professora Suely Leal Silva, diretora Regional de Educação de Imperatriz. “Ou seja, se com os novos componentes curriculares a escola conseguiu desenvolver o protagonismo estudantil e também a correlação da Formação Geral Básica com a parte diversificada”, finalizou a professora Suelly.

Nesta quinta (09/05), durante a realização do CAF no CE Dorgival Pinheiro de Sousa (Centro) e CE Vespasiano Ramos (Vila Nova), a URE-Imperatriz contou  a presença de integrantes da Equipe da SUPGE/SEDUC-MA: a supervisora de Gestão Escolar, professora Eliziane Carneiro; o articulador Estadual responsável pela URE-Imperatriz e URE-Açailândia, professor Antonio José Miranda Silva; a articuladora Estadual, responsável pela URE-Balsas e URE-São João dos Patos, professora Sueli Brito.

“Ficamos muito satisfeitos e felizes com a participação dos articuladores estaduais, professor Antonio e professora Sueli, e da Supervisora de Gestão Escolar, professora Eliziane durante o CAF aqui em nossa URE-Imperatriz, participando efetivamente, visitando as nossas escolas e conhecendo mais de perto os nossos professores e estudantes, assim como o trabalho realizado pelas equipes escolares e pelo GAEM”, destacou a gestora Regional de Educação de Imperatriz, Profª Drª Orleane Evangelista de Santana. “A presença da SUPGE/SEDUC aqui na cidade fortaleceu muito o Ciclo de Acompanhamento Formativo realizado aqui na URE-Imperatriz”, finalizou a gestora Orleane Santana.

O que é o CAF

O Ciclo de Acompanhamento Formativo (CAF) é uma metodologia implantada desde 2017, nas escolas de Tempo Integral sob assessoria do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), que foi incorporada e modificada para atender as escolas regulares parciais. Tem como objetivo apoiar as Equipes Escolares no processo de implementação do Currículo do Ensino Médio e possibilita o levantamento de informações, dados e evidências para a Seduc avaliar, replanejar e intervir nas ações de implementação do Currículo do Ensino Médio junto às Equipes Escolares (SEDUC, 2024).

Texto: Aparecida Marconcini