17/02/2023 12:10 pm

Mais de 600 estudantes da rede estadual superam 900 pontos na Redação do Enem 2022

A educação maranhense teve mais uma grande conquista com o excelente desempenho dos estudantes da Rede Estadual na Redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2022. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) contabilizou, até esta sexta-feira (17), um total de 604 estudantes que superaram 900 pontos na Redação, uma marca para ser comemorada. O tema proposto foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.

“Os estudantes maranhenses nos enchem de orgulho, porque sabemos que esses resultados são frutos de sua dedicação, do apoio dos pais e também do trabalho primoroso dos professores e gestores escolares. Queremos parabenizar todos por mais essa conquista e desejo aos estudantes um futuro promissor, parabéns”, destacou a secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva.

Na Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís, foram 113 estudantes com pontos superiores a 900 na Redação, seguida pelas Regionais de Imperatriz com 67 estudantes; Timon (55); Santa Inês (48); Presidente Dutra (47); Chapadinha (46); Bacabal (44); São João dos Patos (39); Pedreiras (30); Viana (25); Balsas (23); Zé Doca (16); Itapecuru (15); Codó (14); Caxias (11); e Pinheiro (11), que completam o número de alunos com notas expressivas.

A Secretaria de Educação tem investido em auxiliar os estudantes a conquistarem a tão sonhada vaga em uma Universidade. Um dos meios é a Plataforma Gonçalves Dias, que disponibiliza videoaulas, apostilas, roteiros de estudos, questões comentadas, com abordagem de conteúdo de todos os componentes curriculares do Ensino Médio.

Os estudantes também tiveram acesso aos conteúdos, por meio de aulas exibidas pela TV Educação, canal aberto, além de aulões presenciais para ajudar na preparação para o Enem, Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/Paes), e demais vestibulares.

Acima da média

Yasmin Alves Araújo, que concluiu o Ensino Médio no Centro de Ensino Henrique de La Roque, em Imperatriz, pretende cursar Medicina. Com nota 980 na Redação, a estudante teve uma rotina de estudos cansativa, mas com dedicação superou as dificuldades, e agora espera conseguir a tão sonhada vaga na universidade.

“A minha experiência no Enem foi boa, mas chegar até aqui não foi fácil. Eu estudava pela manhã, fazia cursinho à tarde, e à noite tinha que realizar as atividades escolares, revisar conteúdo, treinar redação, e isso era muito cansativo para mim. Com ajuda de muitos professores, eu consegui. Agora, vou usar a minha nota para o Sisu, Prouni e vamos ver se vai dar tudo certo para eu passar”, expressou Yasmin.

Outra estudante que obteve 980 pontos na Redação do Enem foi Jaqueline Lima Rodrigues, também da Escola Ensino Henrique de La Roque, em Imperatriz. A estudante ficou emocionada ao saber de sua pontuação. “Fiquei surpresa com a nota, mas também sei que esse resultado é fruto da minha dedicação, do meu esforço, e também do apoio dos meus professores e gestores da escola, que contribuíram para eu chegar a essa pontuação.  Sou grata a Deus e a meus professores, em especial, a professora Nildete, a minha professora de redação”, exprimiu Jaqueline.

O aluno egresso do Centro Educa Mais Cidade de Arari, Victor Gabriel Jardim, 18 anos, contou que o apoio da família e da escola foi fundamental para o seu bom desempenho no Enem. “Venho compartilhar com vocês a minha conquista, por ter obtido 980 pontos na Redação do Enem 2022. Agradeço os meus pais e a escola pela motivação constante que me deram. É muito gratificante ver que o meu esforço foi recompensado”, disse.

Quem também superou os 900 pontos na Redação do Enem foi Livya Ellen Ivo Araújo, estudante do Colégio Militar Tiradentes I, em São Luís. A estudante destaca a importância do tema da redação, como forma de chamar atenção da sociedade brasileira sobre os povos tradicionais, na construção da identidade cultural do país.

“O Maranhão deve muito de seus saberes populares, de suas festividades a esses povos tradicionais, que têm muita importância na construção da nossa cultura e da sociedade. Trazer a discussão para um evento de tanta visibilidade nacional como o Enem, é valoroso. Eu almejo cursar Relações Internacionais e pretendo levar o Maranhão, o Nordeste e o Brasil para o mundo”, concluiu Livya Araújo.

Texto: Antônio Figueredo
Foto: