23/04/2018 4:55 pm

“O Helena Antipoff é a continuação da minha família”, afirma a mãe de aluno do Centro de Ensino de Educação Especial

O Centro de Ensino de Educação Especial Helena Antipoff completou 36 anos de existência

O Centro de Ensino de Educação Especial Helena Antipoff, que oferece atendimento educacional especializado às pessoas com Deficiência Intelectual, Síndromes e Deficiência Múltipla para alunos a partir de 14 anos, e é referência na inclusão de alunos especiais ao mercado de trabalho, completou, nesta segunda-feira (23), 36 anos de existência.

Com 152 alunos e funcionando em dois turnos, o CEEE Helena Antipoff, em 5 anos, conseguiu incluir no mercado de trabalho 347 alunos, através das vinte e nove empresas parceiras.

“A principal missão do Helena é incluir esses alunos para que eles tenham um trabalho digno e exerçam as mais diferentes funções nas empresas. Muitas vezes isso foi negado a eles, ter um trabalho, um ofício e o objetivo do Helena é preparar esses alunos para o mercado de trabalho”, ressaltou a gestora geral Tereza Cristina Maciel Bastos.

Para comemorar as mais de três décadas de serviços prestados à sociedade maranhense, foi realizado no Centro de Ensino a palestra “A Valorização do Educador e da Família do Aluno Especial”, ministrada pela professora Thelma Chahini, pós-doutora em Educação Especial pela Universidade Federal São Carlos e doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista, além de leitura de poema feito pela equipe gestora para a comunidade escolar.

Professores, pais e alunos assistem a palestra da professora Thelma Chahini

Professores, pais e alunos assistem a palestra da professora Thelma Chahini

“Eu posso dizer que o Helena tem cumprido muito essa função social e também a função educacional de inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e o acompanhamento que certamente eles dão à própria família. Que os educadores acreditem que são profissionais capacitados para desenvolver sempre um trabalho de qualidade e que continuem abraçando essa causa. É cada vez mais necessário que as pessoas com deficiência estejam incluídas no processo educacional, social e profissional, então os Centros, como o Helena Antipoff, são de grande relevância no contexto da educação inclusiva e da educação especial no estado do Maranhão”, afirmou a professora Thelma.

Para a professora da sala de Escolaridade, Izoldiléa Nogueira, encontrar o aluno no mercado de trabalho é uma enorme satisfação e felicidade. “Quando a gente vai em algum local que encontra esses alunos trabalhando é uma emoção indescritível. Eu sinto muito orgulho de saber que ele está ali, que a gente pôde contribuir nesse processo, é muito gratificante”, disse a professora do CEEE Helena Antipoff, que atua no Centro há dois anos.

A Maria Luísa Arruda é mãe do Rômulo Arruda, de 28 anos, que estuda há 6 anos do Helena Antipoff e fica muito feliz ao ver a evolução diária do seu filho. “O Helena Antipoff é a continuação da minha família. O Rômulo se sente tão bem aqui, ele ama essa escola e já aprendeu muitas coisas. Aqui em São Luís é muito difícil. Nós, mães, sofremos muito com o aprendizado dos nossos filhos, então, essa escola e esses professores abraçam os nossos filhos com toda paciência. Eu só tenho que parabenizar o Helena Antipoff pelos 36 anos de existência, a equipe toda está de parabéns”, finalizou a mãe.

Fonte: Seduc
Texto: Nayara Vieira
Foto: Divulgação
23/04/2018

 

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI