20/03/2018 2:02 pm

“O rendimento dos alunos melhorou”: afirmou estudante sobre revitalização do C.E. Joaquim Aroso, na Raposa

Fachada do CE Joaquim Aroso entregue completamente reformado nesta segunda-feira

“A comunidade escolar ganhou mais conforto, os professores têm mais tranquilidade para ministrar suas aulas, porque no calor é muito difícil segurar alunos na sala de aula. A escola ficou com uma aparência melhor, mais agradável aos olhos. Quando um aluno chega em uma escola organizada, limpa, ele se sente confortável, assim como os professores têm mais ânimo para dar aula”. A afirmação é de Vera Lúcia Soares da Silva, gestora do Centro de Ensino Joaquim Aroso, escola da rede pública estadual que foi entregue nesta segunda-feira (19), completamente revitalizado pelo Governo do Maranhão.

Sala de aula revitalizada e climatizada

Com investimentos de mais de R$ 200 mil, o C.E. Joaquim Aroso recebeu serviços de melhorias nas suas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, cobertura, pintura geral, entre outros serviços que encheram de ânimo alunos e professores. Ainda como parte da obra de revitalização, foi instalada uma subestação na unidade escolar, que possibilitou a climatização de todas as salas de aulas, o que, de acordo com os estudantes, melhorou significativamente o dia a dia na escola.

“O andamento das aulas não era muito bom. Por causa do calor, o tumulto era muito grande. À tarde quando o “sol batia”, tínhamos que fechar as janelas o que esquentava muito mais. Com o ar condicionado o andamento ficou muito melhor e o rendimento dos alunos é notável que melhorou”, disse o estudante Artur Gomes, de 15 anos, que faz o 2° ano atualmente e  há 5 anos estuda na escola.

Para a estudante Vitória Beatriz, de 15 anos, a nova estrutura é fundamental para o desenvolvimento dos estudantes, pois as salas eram muito quente, o que resultava em desatenção e desconforto para os alunos. “Essa mudança é essencial. Pra mim é uma grande melhoria, uma grande diferença. Eu quando sinto muito calor começo a passar mal, tenho queda de pressão,  assim como tantos outros alunos. Era o peso que tínhamos que carregar por não termos uma sala bem estruturada como temos agora. Minha maior meta como estudante, juntamente com meus colegas, será preservá-la como ela está, uma escola digna”, enfatizou a estudante.

????????????????????????????????????

O prédio escolar reformado por meio do Programa Escola Digna, atende cerca de 350 estudantes do C.E. Joaquim Aroso, durante os turnos matutino e vespertino, e 200 alunos do C.E. Zoe Cerveira, escola da rede pública estadual que atualmente utiliza o prédio escolar no período noturno para funcionamento das aulas de Educação de Jovens e Adultos. Durante a entrega, o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, anunciou a reforma de outra escola da rede estadual e a construção de duas escolas dignas, uma em substituição à Escola Municipal Jarbas Passarinho e outra na ilha de Curupu.

“O Programa Escola Digna representa a revolução do Maranhão e a importância que o governador Flávio Dino dá para a educação, levando dignidade onde antes não existia e condições dignas de aprendizagem para todos os cantos do Maranhão. No intervalo de quatro dias, esta já é a quarta escola digna entregue, e muitas outras ações para a melhoria da educação serão executadas no município de Raposa, assim como estão em andamento em todo o estado”, destacou.

A prefeita Talita Laci, presente na inauguração, agradeceu a atenção do Governo do Estado com o município. “É com grande alegria que recebemos esse investimento feito na escola Joaquim Aroso, uma escola que há mais de 15 anos não tinha nenhuma intervenção. Agradeço também a grande parceria entre Governo do Estado e o município, que resultam em mais investimentos aqui anunciados, que resultarão em benefícios não somente para as escolas da rede estadual, mas também para escolas municipais, como a escola digna que será construída na ilha do Curupu”, declarou a prefeita.

“O governador Flávio Dino realiza o mais importante e abrangente programa educacional do país hoje. Nunca antes na história do Maranhão tivemos tantas escolas sendo construídas, reconstruídas, plenamente adequadas ao processo de ensino e aprendizagem. É uma das mais estruturantes obras que um governo pode fazer e o governador Flávio Dino tem feito uma verdadeira revolução na educação do maranhão como bem atestam as várias inaugurações que têm sido feitas ao longo desses anos. Hoje aqui em Raposa mais um dia de muita alegria, a comunidade escolar recebendo uma escola completamente reformada e o secretário Felipe Camarão fazendo o anúncio de novas obras. Tem sido assim todos os dias a mudança no panorama da educação de nosso estado”, afirmou o secretário e Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, presente durante a solenidade.

????????????????????????????????????

Secretários Felipe Camarão e Márcio Jerry entregaram o CE Joaquim Aroso completamente revitalizado

FONTE: Seduc
DATA: 20.03.2018