A 3ª Oficina Data Must Speak (DMS) – Os dados falam –, celebra o trabalho iniciado em 2022 em parceria com a UNICEF e o Ministério da Educação, reuniu especialistas em educação e equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/MA) para analisar os resultados de entrevistas aplicadas em escolas maranhenses do 9° ano. O objetivo foi compreender os desafios educacionais no Maranhão e identificar quais escolas conseguem superá-los, obtendo resultados melhores do que o esperado. Para isso, foram utilizados dados do SAEB e do Censo Escolar nos anos de 2015, 2017, 2019 e 2021; de indicadores do INEP referentes ao mesmo período. O estudo buscou identificar práticas de sucesso em unidades escolares que apresentam desvio positivo e buscar estratégias para replicá-las na Rede Estadual do Maranhão.
A amostra final do estudo foi composta por 120 escolas municipais que ofertam o 9º ano, sendo 60 escolas com desvio positivo e 60 escolas controle (aquelas em que o desempenho esperado foi semelhante ao observado serviram como grupo de comparação para o estudo), distribuídas em 73 municípios do Maranhão. Dessas, foram selecionadas 16 escolas (8 com desvio positivo e 8 controle), para a realização de entrevistas qualitativas; 06 escolas da amostra pertencem à rede estadual. Uma empresa especializada foi contratada para conduzir as entrevistas com diretores, professores, pais, alunos e Dirigentes Municipais de Educação, garantindo uma abordagem abrangente e detalhada da realidade educacional analisada. Nesses casos, as boas práticas – envolvendo gestão escolar, formação de professores, desempenho estudantil e engajamento das secretarias municipais de Educação (SEMEDs) – são foram alguns dos eixos fundamentais analisados para inspirar melhorias sistêmicas em outras unidades.
Representando a Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC) na oportunidade, Pedro Alcântara Lima Filho, Superintendente de Informação, Avaliação e Desempenho Educacacional (SUIADE), reforçou a importância do estudo para fortalecer a Rede Estadual. “Esses resultados impactam diretamente nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Hoje, a Rede Estadual atua em Regime de Colaboração com os municípios, buscando ofertar um ensino de qualidade e com equidade, portanto, ao identificar escolas com esse desvio positivo nas últimas aplicações do SAEB e do SEAMA, conseguimos mapear práticas que podem ser replicadas.Nosso compromisso é fazer com que esses resultados inspirem melhorias contínuas e pontos de qualidade em toda a rede de ensino nos Anos Finais.As SEMEDs têm uma função central nesse processo, pois são o elo direto com as escolas. O engajamento e a participação ativa das redes municipais são indispensáveis para transformar os resultados em políticas públicas efetivas.”
A especialista em Educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Júlia Ribeiro, destacou a relevância da pesquisa para direcionar ações concretas. “O Data Must Speak não apenas apresenta dados, mas dá voz às escolas que estão fazendo a diferença. A ideia é que a gente possa identificar quais práticas e comportamentos identificados nessas escolas de desvio positivo, dos Anos finais do Ensino Fundamental, possam ser escalonados para a política pública. Identificar o que funciona é um passo essencial para aprimorar a educação no país utilizando a experiência executada no Maranhão,” disse.
A coordenadora geral de Ensino Fundamental do Ministério da Educação (MEC), Tereza Farias, ressaltou o papel estratégico dos municípios no estudo, a importância do fortalecimento da colaboração entre os entes federados para tornar as políticas educacionais efetivas. “O interesse do Ministério da Educação em acompanhar um pouco mais de perto esses resultados da pesquisa realizada dentro do estado do Maranhão se deve ao fato do Brasil ser o único país nesse universo dos 14 participantes da pesquisa que está olhando para o Ensino Fundamental nos Anos Finais e pela concertação colaborativa que foi fortalecida no âmbito do estudo, unindo portanto, municípios e estados. Essa é a tônica do Ministério da Educação, todas as políticas e programas que olham para a Educação Básica tem como pilar o fortalecimento do Regime de Colaboração. O MEC sempre se ampara em evidências para construir políticas públicas, então, temos o interesse em conhecer e apreender o que o Maranhão vai nos demonstrar a partir dessa pesquisa,” ressaltou.
A 3ª Oficina DMS representa um passo importante na busca por uma educação de qualidade, baseada em evidências concretas e práticas exitosas. Um dos principais objetivos é assegurar com que os responsáveis estratégicos na Rede Estadual se apropriem desses resultados, utilizando-os como base para implementar e planejar melhorias na política educacional. A análise detalhada dos dados e das boas práticas identificadas nas escolas com desvio positivo oferecerá subsídios valiosos para a formulação de ações mais eficazes, visando aprimorar a gestão escolar, fortalecer a formação de professores e elevar o desempenho dos estudantes em toda a rede de ensino. O estudo reflete o esforço conjunto entre o Estado e os Municípios, no sentido de entender e valorizar as boas práticas que impactam diretamente o aprendizado dos estudantes maranhenses.
Resultados Gerais
Os resultados gerais do estudo apontam importantes correlações entre características socioeconômicas, práticas escolares e o desempenho dos estudantes. Fatores como a educação materna e a posse de um computador em casa apresentaram relação positiva com o desempenho escolar, reforçando a influência do ambiente familiar no aprendizado. Observou-se também que meninas tendem a ter um desempenho superior em Língua Portuguesa, enquanto os meninos se destacam mais em Matemática. Por outro lado, o histórico de reprovação escolar mostrou uma forte correlação negativa com os resultados, indicando um desafio significativo para o avanço educacional.
Em relação às condições das escolas, não foi identificado um impacto direto e claro da infraestrutura no desempenho, com exceção do acesso à internet, que demonstrou correlação positiva. Além disso, o tempo médio em que os estudantes passam na escola apresentou um impacto positivo no desempenho, sobretudo no 9º ano, reforçando a importância da permanência escolar como fator de aprendizado contínuo.
Fonte: Seduc/MA
17/12/2024
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