20/06/2022 11:12 am

Premiados os vencedores do I Concurso de Toadas do Vale do Pindaré promovido pela URE de Santa Inês e parceiros

Discutir, refletir, incentivar o estudo sobre aspectos linguísticos e literários das toadas de bumba-meu-boi do Maranhão. Com estes objetivos, a Unidade Regional de Educação (URE) Santa Inês, em parceria com o Instituto Guarnicê e Engenho Central, realizou o I Concurso de Toadas do Vale do Pindaré.

No total, 21 toadas foram inscritas, sendo: 14 toadas na categoria cantadores profissionais da região e 7 na categoria estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual.

A construção histórica do Engenho Central foi o cenário para a premiação, que aconteceu na sexta-feira (17), na cidade de Pindaré-Mirim, numa noite de muita poesia, sotaques e ensinamentos sobre a cultura popular do nosso Estado.

Na categoria estudantes, os alunos do Centro de Ensino Francisco das Chagas Vasconcelos, em Pindaré, conquistaram os três primeiros lugares. O 1º lugar ficou com a estudante Letícia Borges Rodrigues (1ª série), o 2º lugar foi para Dearlisson Bezerra Barros (3ª série) e Sandreilson Barros Freitas (3ª série) foi o 3º colocado no concurso. Os estudantes receberam troféus e brindes.

Já na categoria cantadores profissionais, a classificação ficou assim: 1º lugar, Paulinho de Areias; 2º lugar, Toinho Estrela do Vale; e 3º lugar, Nonato do Pequizeiro. Os vencedores receberam troféu e prêmios em dinheiro.

“Esse concurso de toadas veio movimentar as escolas das 12 cidades que pertencem a Regional de Educação de Santa Inês. A Secretária de Estado da Educação (Seduc), Leuzinete Pereira, e o governador Carlos Brandão têm compromisso com a educação e a cultura do nosso Estado e apoiam todas as iniciativas que planejamos. São um exemplo de dedicação para todos nós que somos servidores públicos”, destacou o gestor regional de educação, Paulo Rodrigues.

“O concurso se concretiza como uma importante ação de salvaguarda dos valores do complexo cultural do bumba meu boi em uma inclusão dos estudantes e da juventude nessa rica manifestação cultural maranhense, viva o boi do Vale do Pindaré”, falou presidente do Instituto Guarnicê, Valmir Trindade.

“Nós verificamos que a atividade educacional plena, passa pelo cruzamento entre educação e cultura. A Seduc, através da Regional de Educação de Santa Inês, dá o exemplo para o Brasil com este festival de toadas. Quero parabenizar a nossa Secretária de Educação pelo empenho em fortalecer as diversas aprendizagens “, pontuou o gestor auxiliar do Centro de Ensino Vasconcelos, Jardilson Sodré.

A secretária da Seduc, Leuzinete Pereira da Silva, destacou a importância da iniciativa no fortalecimento da cultura. “O Concurso de Toadas do Vale do Pindaré é uma daquelas ações que transcendem ao compromisso com o processo educacional formal, fazendo uma conexão importante da educação com a nossa identidade cultural. Ao mesmo tempo que leva os estudantes a refletirem sobre o processo construtivo permanente da cultura popular, aproxima a rede de educação da comunidade. Isso é muito importante! Em nome do governador Carlos Brandão e em meu nome, parabenizo a todos os envolvidos na ação estão de parabéns!”, destacou.

: Divulgação
20/06/2022