7/07/2023 11:51 am

Seduc divulga normas e cronograma para realização das eleições 2023 de gestores escolares

A participação da comunidade escolar é fundamental para fortalecer o processo democrático na educação. A eleição de gestores escolares constitui uma das prioridades da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que divulgou, na quinta-feira (6), as normas e o cronograma para a realização do processo eleitoral de 2023. A ação conta com a parceria da Escola de Governo do Maranhão (EGMA). O edital contendo todos os requisitos para concorrer, período de inscrição e demais regras do processo será publicado em 30 de outubro. 

O calendário eleitoral contará com as seguintes etapas: Curso de Formação, Teste de Mapeamento de Competências e Campanha e Eleição. O aspirante ao cargo de gestor escolar somente estará apto a concorrer às eleições se concluir o curso e obtiver aprovação no teste de mapeamento de competência. 

“Mais uma eleição de gestores e gestoras escolares será realizada na rede estadual do Maranhão. Por determinação do governador Carlos Brandão, iremos cumprir mais um item do acordo com o sindicato dos professores da rede estadual e vamos realizar a primeira etapa desse processo de eleição, com abertura das inscrições para o curso de formação. Lembrando que o curso é pré-requisito para quem deseja participar desse processo democrático da gestão das nossas escolas”, destacou o vice-governador e secretário de Educação, Felipe Camarão.

O curso de formação, primeira etapa do processo, tem o objetivo de dotar os pretendentes de conteúdos necessários para o exercício da gestão, e será oferecido, a partir do dia 17 de julho, por meio da plataforma da Escola de Governo do Maranhão (EGMA), a todos que desejarem concorrer a eleição. No dia em que o concorrente se inscrever, a plataforma já estará disponível e este terá 30 dias para concluir o curso online.

O Teste de Mapeamento de Competências é a segunda etapa do processo e tem o objetivo de identificar os profissionais de Educação que reúnam as condições básicas necessárias para o exercício da função de gestor. O Teste será realizado de 25 de setembro a 2 de outubro. A terceira e última etapa é a da Campanha, culminando com a Eleição. 

A diretora da EGMA, Leuzinete Pereira, ressaltou a importância das eleições de gestores no processo de fortalecimento da democratização nas escolas. “É com muita alegria que a Escola de Governo do Maranhão participa desse processo importante de fortalecimento da democracia. No momento em que você inspira a rede escolar, os estudantes a se movimentarem politicamente no ato republicano e democrático, então seguramente você está fortalecendo também a democracia do país”, afirmou.

Também participaram do lançamento do calendário da Eleição de Gestores 2023 representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão (Sinproesemma) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).

Calendário

As inscrições para o Curso de Gestão Educacional acontecerão a partir de 17 de julho 2023. O Curso EaD estará disponível na plataforma da Escola de Governo do Maranhão (EGMA). Após o deferimento da inscrição, o servidor terá 30 dias para concluir o curso.

O Teste de Mapeamento de Competências ocorrerá de 25 de setembro a 2 de outubro de 2023.

Fonte: Seduc
Fotos: Lauro Vasconcelos
07/07/2023

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI