24/02/2023 1:54 pm

Seduc e parceiros discutem estratégias para o fortalecimento da Educação Ambiental

Seduc e parceiros discutem estratégias para o fortalecimento da Educação Ambiental

Nesta sexta-feira (24), representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Sociedade Civil Organizada participaram de reunião com o Dr. Eduardo Borges, Promotor e representante do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Direito à Educação (CAOP/Educação do MPE), e com o Dr. Douglas de Melo Martins, Juiz Titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, para tratar de estratégias para acesso, regulamentação e descentralização a fontes de recursos para a educação ambiental formal. O encontro foi transmitido por meio da Plataforma Google Meet.

O encontro teve participação da coordenadora da Educação Ambiental da Seduc, Viviane Vazzi Pedro, e do servidor Luís Câmara, de representantes do Movimento Leste Maranhense, Movimento Leste Maranhense-Cerrado, Fórum Ecológico de Bacabal, Associação Guapé, Pastoral Indigenista, Articulação de Meio Ambiente e Segurança Alimentar e Nutricional da Amazônia.

O Encontro marca o início de uma parceria entre movimentos sociais, Seduc, CAOP/MPE Educação e Judiciário Estadual na construção coletiva de estratégias para sensibilização administrativa e institucional para pautar a educação ambiental (EA) como prioridade pública.

Desta forma, o grupo trabalhará no levantamento de possibilidades e de outras parcerias e propostas normativas que ajudem na fixação de recursos administrativos e financiamento continuados para a Educação Ambiental, por meio de fundos ambientais, regulamentações a legislações ambientais, câmaras de compensação ambiental e outros.

Segundo Viviane Vazzi, o Maranhão foi o primeiro Estado a instituir um Sistema Estadual de Educação Ambiental, para fortalecer a articulação entre os múltiplos agentes, grupos e coletivos que promovem essa dimensão educativa na sociedade. A coordenadora da Educação Ambiental destacou a importância do encontro.

“A partir dessa articulação, seguimos avançando para a alcançar a descentralização de recursos, chegar, futuramente, ao apoio e financiamento de projetos e ações de Educação Ambiental nas escolas, garantindo-lhes autonomia, respeito aos seus calendários, repertórios e liberdade pedagógica, com iniciativas autônomas”, ressaltou.

Embora a Educação Ambiental seja prevista como uma das principais ferramentas transformadoras e de gestão em várias políticas nacionais e estaduais, concretamente, os recursos acabam não sendo destinados para a Educação Ambiental formal, como escolas, instituições de ensino, pesquisa e apoio à gestão dos processos educacionais, ficando centralizados somente nas políticas ambientais. Nesse sentido, os encontros favorecem a busca por alternativas, segundo Viviane Vazzi.

“Ao longo de 2023, além de avançar na construção participativa de um Plano Plurianual para a E.A. na Seduc, no fortalecimento das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas escolas e na plataforma de informação e comunicação em Educação Ambiental, a Secretaria começa a se integrar nessa construção coletiva, que traz, também, o financiamento como elemento basilar para que tenhamos políticas de Educação Ambiental permanentes e articuladas, para Escolas Sustentáveis em todo o Maranhão”, concluiu Vazzi.

Fonte: Seduc
Fotos: Reprodução
24/02/2023

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI