7/02/2023 4:41 pm

Seduc e Ronda Escolar promovem Operação volta às aulas em escolas da rede estadual

 

A Operação volta às aulas, ação conjunta realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Polícia Militar do Maranhão (PMMA) nas escolas da rede estadual, vem recebendo elogios da comunidade escolar. Nesta terça-feira (7), estudantes do Centro Educa Mais Sousândrade, no bairro Lira, receberam palestra de membros da Ronda Escolar sobre policiamento educativo e aprovaram a iniciativa.

“Estou feliz pela parceria com a Polícia Militar porque é extremamente essencial para a proteção não só minha, mas dos outros alunos da escola Sousândrade. Fico aliviada por termos essa segurança”, afirmou a estudante de 16 anos, Maria Luiza Silva Cartágenes.A estudante Ana Karolyna Sousa Leal, 16 anos, também disse estar segura com a presença de policiais militares nas escolas para fortalecer o diálogo com os estudantes e acredita no trabalho da Ronda Escolar, para garantir ainda mais tranquilidade no espaço educacional.

“A Polícia Militar dentro da escola nos beneficia, nos dá segurança, nos possibilita melhores condições de virmos para a escola. É saber que tem uma organização que nos dará o amparo, caso aconteça alguma coisa. Graças a Deus nunca precisamos de uma intervenção maior, mas é bom saber que estamos seguros dentro e fora da escola e que a Ronda Escolar está pronta para nos ajudar”, comentou.

A Operação Volta às Aulas tem o objetivo de proporcionar à comunidade escolar a manutenção da ordem e a tranquilidade no retorno às atividades escolares das redes estadual e municipal, a partir de ações de policiamento ostensivo e educativo na entrada e saída de alunos, dentro das instituições de ensino e no entorno das mesmas.

Capitã Osmara Rocha Aguiar, comandante do 1º BEPM, destaca importância da operação (Foto: Antônio Martins)

“Quando é identificado alguma atitude contrária às normas escolares, realizamos palestras de conscientização, fazemos as rondas e procuramos sempre passar orientações para que esses alunos levem para toda a vida. Também precisamos desmistificar a ideia de que a polícia é opressora, pelo contrário, a polícia é acolhedora e o serviço comunitário é de extrema importância para conhecermos o cotidiano dos alunos e para que eles possam conhecer os nossos valores”, destacou a capitã Josmara Rocha Aguiar, comandante do 1º BEPM.

“Desde que nos tornamos parceiros e amigos, Educação e Polícia Militar, nós crescemos muito numa vivência de tranquilidade. Conseguimos fazer hoje um trabalho de prevenção, em que não precisamos chamar a polícia para fazer o trabalho ostensivo. Nós trabalhamos com palestras, orientação e com temas muito pertinentes dentro das escolas. A parceria vem erradicando a violência, as agressões e o uso de drogas dentro das escolas”, concluiu a gestora Maria de Jesus Lindoso Costa.

Ações da Roda Escolar

As ações da Ronda Escolar continuam nas escolas durante toda essa semana. A Operação volta às aulas também aconteceu nesta terça-feira no Centro de Ensino João Evangelista, no bairro do São Francisco; nesta quarta-feira (8), às 7h30, no Centro Educa Mais João Francisco Lisboa, no Canto da Fabril, e no CE Nascimento Moraes, bairro Vinhais. Na quinta-feira (9) será no Centro Educa Mais Desembargador Sarney, bairro São Francisco.

Palestra para estudantes do ensino médio no pátio da escola Sousândrade (Foto: Antônio Martins)

Fonte: Seduc
Texto: Antônio Figueredo
Fotos: Antônio Martins
07/02/2023

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI