Uma roda de conversa descontraída, com muitas perguntas e respostas, e bastante entusiasmo. Assim foi o bate-papo realizado na manhã desta quarta-feira (04), entre o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, e estudantes do 3º ano do Cintra.
Entre os tema centrais da conversa estavam o Exame Nacional do Ensino Médio ( ENEM), o ‘Mais IDEB’ – plano criado pelo governo do Maranhão como parte das estratégias para elevar o nível de aprendizado em sala de aula -, a qualidade da educação, e, consequentemente, os indicadores educacionais do estado.
“Depois de todas as ações que foram desenvolvidas para a melhoria da qualidade da educação, como os três simulados, os aulões Mais Ideb, entre outras ações, técnicos da Seduc estão passando nas escolas para conversar com os estudantes, mostrar a eles a importância de se prepararem para provas nacionais como o ENEM e a Prova Brasil, que acontecem no próximo mês. É importante que os alunos entendam que estas provas ajudam a definir o futuro deles. E eu fiz questão de vir aqui, ter essa conversa com os estudantes do Cintra, maior escola pública da América Latina, para motivá-los. Eles prometeram que terão o melhor Ideb do Maranhão. Estamos torcendo muito por nossos alunos”, pontuou Felipe Camarão.
“A visita do nosso secretário foi muito boa, porque ele nos motivou a correr atrás dos nossos sonhos, a correr atrás do que a gente quer, a ter esperança e abdicar de certas coisas pra conseguir o que a gente quer. Muito obrigada Felipe Camarão”, declarou a estudante Emylla Santos, do 3º ano do Ensino Médio.
“Foi muito bom, porque ele passou pra gente que temos que ter força de vontade e nunca deixar os obstáculos nos impedir de vencer na vida. Ele teve uma força de vontade e hoje é procurador federal, e vem aqui nos motivar a estudar mais e correr atrás de nossos sonhos”, disse a estudante Lauane Costa.
Prova Brasil
Criada em 2005 a partir da reestruturação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC), mais conhecida como Prova Brasil, acontecerá no período de 23 de outubro a 3 de novembro e será censitária, abrangendo estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio, tanto das redes públicas, quanto das privadas, neste último caso, por adesão.
Os testes avaliam as habilidades apresentadas na forma de descritores da Matriz de Referência de cada etapa de ensino para os componentes curriculares Matemática e Língua Portuguesa. Ao todo, serão avaliados, aproximadamente, 310 mil estudantes dessas etapas escolares em todo o estado e 7,5 milhão em todo o país.
Enem
Já o Enem 2017 ocorrerá em dois domingos consecutivos: nos dias 5 e 12 de novembro, da seguinte forma: redação, linguagens e ciências humanas serão os temas do primeiro domingo, com duração de cinco horas e meia de prova. No domingo depois, serão os exames de matemática e de ciências da natureza, com quatro horas e meia para realização.
Fonte: Seduc
Fotos/Divulgação
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI