Técnicos da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc) participaram, no período de 23 a 26 deste mês, do programa de gestão de políticas públicas do ensino médio, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC). O evento de lançamento reuniu representantes de diversos estados com o objetivo de desenvolver um plano de ação para promover melhorias significativas na qualidade social do ensino médio em todo o Brasil, com foco na formação integral e integrada dos estudantes.
A iniciativa busca formar equipes estratégicas nas áreas de currículo e avaliação das secretarias estaduais, a fim de implementar estratégias que tornem a educação mais inclusiva e alinhada às demandas contemporâneas. Os principais objetivos do programa incluem a atualização curricular em conformidade com a nova Lei 14.945/24, o robustez na formação continuada dos professores e a promoção de uma governança eficaz e eficiente no ensino médio, garantindo uma oferta equitativa em nível nacional.
A professora Adelaide Diniz, coordenadora estadual do ensino médio, destacou a importância de momentos como este para promover debates e alinhar práticas pedagógicas entre as equipes estaduais. “Esse diálogo é fundamental para a implementação de diretrizes nacionais e para a promoção de uma educação pública de maior qualidade e equidade. A implementação efetiva de políticas públicas educacionais começa com o fortalecimento das capacidades dos profissionais que as executam”, afirmou.
A participação do Maranhão no programa reafirma o compromisso do estado com a transformação do ensino e também representa uma oportunidade valiosa para aprimorar as políticas educacionais locais, assegurando um ensino médio de qualidade que leve em consideração as especificidades do território maranhense.
O programa destina-se a formar servidores públicos do MEC e das secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal. Com este esforço, o Maranhão une-se a outros estados na busca pela melhoria contínua da qualidade social do ensino, alinhado sempre para garantir com que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de excelência, capaz de prepará-los para os desafios do século XXI.
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