31/05/2024 8:15 pm

Seduc promove de 03 a 07 de junho Ciclo Formativo do Pacto pela Aprendizagem, do 3º ao 5º ano

O Maranhão segue desenvolvendo ações para fortalecer a educação em todo o estado. De 03 a 07 de junho, acontecerá o Ciclo Formativo Estadual do Pacto pela Aprendizagem/CNCA, do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, e a 1ª Imersão Formativa dos Articuladores Municipais da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa). O evento será realizado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e faz parte das ações do Pacto pela Aprendizagem e do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). As ações têm por objetivo a melhoria da qualidade da Educação Infantil e da primeira etapa do Ensino Fundamental.

No dia 05 de junho, evento contará com a presença do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, e dos parceiros institucionais do Pacto pela Aprendizagem. Na abertura do evento, que acontecerá na segunda-feira (03), no Auditório do Centro de Convenções da UFMA, haverá a participação da secretária adjunta da Seduc, Nádya Dutra e da presidente da Undime Maranhão, Karla Jannys. Às 10h, iniciará a plenária “Construindo a escola que queremos: o papel essencial dos profissionais da educação – Os sentidos da educação escolar”, sob a condução das palestrantes Kelly Valença (SEE/SE) e Luciana Limeira Cordeiro (FGV/DGPE).

O Ciclo Formativo Estadual tem como intuito desenvolver estratégias e ações voltadas à formação dos profissionais que atuam no 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com enfoque na recomposição das aprendizagens em Língua Portuguesa e Matemática, na produção de impactos reais e positivos para o avanço nos indicadores educacionais do Estado do Maranhão, bem como promover a formação dos articuladores municipais que atuam no âmbito da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização.

Ao todo, estima-se a participação de mais de 1000 pessoas no evento. Serão 434 professores de Língua Portuguesa e Matemática que atuam do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, 217 Articuladores Municipais da Renalfa, além de Articuladores Regionais do Pacto, Gestores e Diretores de Educação das Unidades Regionais de Educação.

A programação também conta com oficinas, plenárias e mesas temáticas sobre avaliação, estratégias metodológicas de ensino e aprendizagem de leitura e matemática, práticas de intervenção, entre outros temas. As atividades acontecerão no Centro de Convenções e no Auditório Paulo Freire da UFMA, das 08h às 18h.

SERVIÇO:

O QUÊ? 1º Ciclo Formativo Estadual do Pacto pela Aprendizagem/CNCA do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental;
ONDE? UFMA – Centro de Convenções e Auditório Paulo Freire – localizada na Av. dos Portugueses, 1966 – Vila Bacanga, São Luís – MA, 65080-805;
QUANDO? 03 de junho, a partir das 9h.

Sugestão de Porta-voz Seduc:
Nádya Dutra, Secretária Adjunta de Gestão da Rede de Ensino e Aprendizagem.

31/05/2024