29/04/2016 9:36 pm

Seduc realiza II Ciclo de Webconferências para Atualizações Pedagógicas

Técnicos da Seduc participam de debatem atualizações pedagógicas.

Com o objetivo é facilitar a interlocução com todas as unidades Regionais de Educação (UREs), para que possam ter maior propriedade e possam ter esclarecimento em relação as atualizações pedagógicas em curso, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Ensino (SAE), realizou nesta sexta-feira (29), o II Ciclo de Webconferências sobre Práticas Pedagógicas, Diversidades e Relações Étnico-raciais, com o tema ‘Atualizações Pedagógicas sobre: Currículo, Avaliação e Temas Socioeducacionais’.

“As webconferências são espaços de informação, formação e comunicação, com um papel muito importante na aproximação das Unidades Regionais e dos profissionais que coordenam a educação estadual no Maranhão.

Então, são espaços significativos de estímulo ao crescimento educacional do estado, por isso  precisam ser valorizadas”, destacou a professora Keny Tereza Brito Castro, assessora técnica da Superintendência de Educação Básica.

A Webconferência contou com a participação dos gestores e técnicos das 19 UREs, que de suas respectivas regiões acompanharam as palestras proferidas por técnicos da Seduc e puderam questionar e tirar dúvidas sobre os temas debatidos.

O professor Alex Corrêa, Supervisor de Avaliação Educacional falou sobre Reestruturação da Sistemática de Avaliação e sobre o ENEM. Destacou a importância de discutir e encontrar alternativas para que os estudantes da Sistema Estadual de Ensino tenham maior participação no exame. ” O exame além de produzir indicadores educacionais para o estado, traz vários benefícios para o estudantes desde o ingresso na universidade por meio do SISU, PROUNI, o Sisutec, entre outros programas federais de estímulo a formação acadêmica, além de garantir a certificação do Ensino Médio. Queremos aumentar a participação dos jovens e uma participação com qualidade, para que os estudantes ocupem vagas nas universidades públicas”, disse professor Alex, que também chamou a atenção dos gestores para divulgar em suas regionais os meios que estão disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) para que os estudantes se familiarizem com o conteúdo do ENEM, como a TV Escola e outras 40 emissoras parceiras. Na TV Escola o programa Hora do ENEM vai ao ar diariamente às 18h.

A professora Rita Inês Pereira, da Supervisão de Currículo, falou sobre a Base Nacional Comum Curricular ( BNCC), destacou a participação da comunidade escolar e sociedade organizada nas ações para construção do documento da BNCC. Falou ainda sobre a participação das escolas na Olimpíada de Língua Portuguesa, cujas inscrições terminam neste sábado (30). E convocou os gestores a estimularem a participação dos estudantes.

A série de palestras foi encerrada pelo professor Luís José Pedrosa, coordenador de Temas Socio-educacionais, que falou sobre ‘Gestão dos temas socioeducacionais no sistema educacional do Maranhão’, que pela primeira tem uma gestão própria dentro da Seduc. “De acordo com o Ministério da Educação os temas têm uma gestão diferente das disciplinas. Eles são organizados a partir da produção de material, de formação e de acompanhamento em parceria com as instituições estaduais afins. Isso significa que a Seduc tem que trabalhar com as demais secretarias e instituições que trabalham os temas sociais. E nesta webconferencia procuramos informar as UREs das ações desenvolvidas na central para que eles possam fortalecer suas ações nas suas regionais”, destacou o professor Pedrosa .