23/06/2023 1:49 pm

Seduc realiza o 2º Ciclo Formativo Estadual do Pacto pela Aprendizagem

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vai realizar, de 26 a 28 de junho, o 2º Ciclo Formativo Estadual do Pacto pela Aprendizagem, no Centro de Convenções Paulo Freire da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O encontro é mais uma ação da secretaria para fortalecer e consolidar as ações educacionais no âmbito da Política Educacional Escola Digna.
Essa será a segunda edição do Cliclo Formativo, que tem foco na formação continuada dos profissionais da educação que atuam na Educação Infantil e na Alfabetização, além do desenvolvimento das capacidades e fortalecimento das Unidades Regionais de Educação.

O encontro será um momento de reflexão sobre a escrita na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, as especificidades da primeira infância, e suas influências na aprendizagem da leitura e da escrita, o papel do gestor escolar no aperfeiçoamento contínuo do trabalho docente, o planejamento no processo de alfabetização são algumas das temáticas a serem abordadas. Após esta etapa, haverá o desdobramento das formações em cada um dos 217 municípios adesos ao Pacto, destinadas aos professores e gestores escolares da Educação Infantil e da Alfabetização.

Serão três dias de formação com plenárias e oficinas pedagógicas, com a presença do vice-governador e secretário da Seduc, Felipe Camarão, além de palestrantes locais e de renome nacional, como: Joyce Rosset, Bianca Miguel, Maria Grembecki, Cecília Diniz, Madalena Monteiro, Claudia Zuppinni, entre outros. O evento também contará com a participação dos parceiros institucionais e equipes técnica e formativa da Seduc.

O 2º Ciclo Formativo Estadual do Pacto pela Aprendizagem conta com a parceria da Undime, Unicef, Fundação Getúlio Vargas, ENEVA, Laboratório de Educação, Associação Bem Comum, Fundação Lemann, Fundação Vale, Instituto Natura.

O quê: 2º Ciclo Formativo Estadual do Pacto pela Aprendizagem.
Quando: Nesta segunda-feira (26), às 10h.
Onde: Centro de Convenções Paulo Freire da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Sugestões de entrevistas
– Vice-governador e secretário de estado da educação, Felipe Camarão.
– Gestores presentes.

Fonte: Seduc