23/06/2020 4:00 pm

Semana de eletivas no Centro Educa Mais Dayse Galvão de Sousa

Começou, nesta terça feira (23), o Feirão das Eletivas do Centro Educa Mais Dayse Galvão de Sousa, escola da rede estadual de ensino, no bairro Vila Embratel, em São Luís. Este ano, por conta da suspensão das aulas presencias, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o feirão das eletivas será totalmente online. Professores e alunos misturaram criatividade com tecnologia para promover a atividade que é muito esperada pela comunidade escolar.

O Feirão tem como objetivo atrair a atenção dos estudantes mostrando a importância das eletivas, que possibilitam enriquecimento cultural, aprofundamento e atualização de conhecimentos específicos de diversas áreas, além de complementar a formação tradicional oferecida pelas escolas. É, também, o momento em que os professores trabalham, de forma mais enfática, a interdisciplinaridade de conteúdos para motivar, direcionar e levar os estudantes a desenvolverem seus projetos de vida.

A temática é discutida entre os professores e, após a escolha, é divulgada para os alunos, através do aplicativo Google Forms. Os estudantes escolhem a eletiva que se encaixa melhor nos seus projetos de vida.

A gestora geral do Dayse Galvão de Sousa, Lilian Dias, destaca a importância da continuidade das atividades escolares, mesmo com o período de isolamento.

“A continuidade do processo pedagógico é fundamental para que nossos estudantes continuem motivados e mantenham-se focados em seus projetos de vida. E o Feirão das Eletivas é um momento muito esperado na rotina das escolas de tempo integral. É sempre um momento muito festivo para os alunos e para a escola e, dessa forma, não podia deixar de ser realizado. Os professores inovaram bastante na forma de divulgação, buscaram os recursos disponíveis. E, apesar das dificuldades das atividades remotas, eles fizeram o material chegar aos alunos. Produziram vídeos para divulgação das disciplinas eletivas e divulgaram através das mídias sociais, nos grupos de alunos e responsáveis e através dos clubes de protagonismo que nós temos atuantes na escola”, relatou a professora Lilian.

No feirão estão sendo trabalhadas nove eletivas: Matrix Revolution; Xeque-Mate, o Ultimato; Fake News; Stresse Zero; Dê um Zoom nos Seus Melhores Ângulos; Sherlock Holmes; Luz, Lenda e Ação; Eiii, Piqueno; e Tô Brocado,  tudo on-line e com a supervisão dos professores e responsáveis.

A professora Lúcia Nascimento, uma das responsáveis pela eletiva Estresse Zero, fala da dificuldade devido à pandemia, mas revela a importância desse trabalho escolar.

“Um dos grandes desafios na eletiva online é trabalhar o virtual com a mesma qualidade do presencial, de envolver os alunos com o lúdico e relacionar o conteúdo da BNCC de forma que ele possa aumentar seus conhecimentos na disciplina que está com dificuldade, de forma leve e clara e bem compreensiva”, explicou professora Lúcia Nascimento.

Para superar as dificuldades, todos utilizaram criatividade na hora de levar um conteúdo mais informativo e dinâmico.

“O feirão das eletivas na escola é uma festa, é um momento em que os professores se caracterizam, tem contato com os alunos, divulgam as ideias das suas eletivas, e o desafio foi transportar isso tudo para o virtual. Utilizamos diversos recursos para que pudéssemos chamar atenção dos alunos, fomentar a curiosidade e o interesse pelas eletivas, para que eles compreendessem do que se trata, e tudo isso utilizando os recursos audiovisuais. E esse processo de aprender a mexer nessas ferramentas, desenvolver essas novas competências e habilidades, às vezes é estressante. Mas, quando nós temos um produto final rico, é gratificante”, enfatizou a professora Beatriz Pereira, responsável pela eletiva Matrix Revolution

“Eu estou gostando muito do Feirão das Eletivas online. Confesso que fiquei surpreso, porque está sendo mais objetivo, mais direto. Estão sendo bem legais os vídeos das eletivas e estou feliz por nossos professores estarem fazendo o que podem”, disse Hends Abreu, do 3º ano.

23/6/20

texto : Matheus Sthwart