3/11/2022 5:24 pm

Servidores da Seduc participam de evento em homenagem ao Dia do Servidor Público

A Secretária de Estado da Educação Leuzinete Pereira da Silva ressaltou a importância de cada servidor na construção da educação no estado

Nesta sexta-feira (28), cerca de 400 servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) se reuniram para comemorar o “Dia do Servidor Público”. A data criada no dia 28 de outubro de 1939, pelo decreto lei nº 1.713, celebra o profissional que trabalha nas mais variadas áreas do poder público, seja em hospitais, escolas, escritórios e demais repartições públicas, municipal, estadual e federal.

Para comemorar a data e homenagear quem ajuda a construir uma educação de qualidade, transformadora e mais justa, a Seduc realizou um encontro alegre e festivo. Na programação, houve apresentação da “Banda de Música do Iema Escola de Música Lilah Lisboa de Araújo”que executou clássicos da música popular brasileira e maranhense.
A banda contou, ainda, com a participação de Roberto Brandão, que também é servidor público estadual lotado na EMEM.

Acompanhada dos secretários adjuntos, Nadya Dutra (Gestão da Rede de Ensino e Aprendizagem), Vítor Pflueger (Administração) e Thiago Durans (Gestão de Pessoas), a Secretária de Educação Leuzinete Pereira da Silva, falou aos servidores.

“O trabalho de cada um de vocês é fundamental para que pessoas, para que vidas sejam transformadas nas escolas. Então, isso merece a gente encher o peito e dizer: eu sou muito importante para o Maranhão, sou muito importante para o Brasil! Viva vocês! Viva todos nós! Meu agradecimento a todos e todas pelo trabalho diuturno, que desenvolvem na secretaria e nos ajudam a ajudar a todas pessoas que estão nas escolas, já que é para lá que o nosso trabalho deve culminar”,
destacou a secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva.

Na oportunidade, os servidores Maria Vitalina Leite Costa e Domingos Santos Lopes foram homenageados com Placa de reconhecimento à relevância dos serviços prestados por eles, em prol da população maranhense. Os dois estão entre os servidores mais antigos e populares da Seduc.

Domingos Santos Lopes, que ingressou no quadro de servidores do Estado do Maranhão em 13 de agosto de 1973, por meio de concurso público, no cargo de escriturário. Nesses 49 anos passou pela Secretaria de Estado da Agricultura, antiga Sagrima, onde permaneceu por 25 anos, em seguida pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), permanecendo de 1998 a 2002. Na Seduc, exerceu várias funções, contribuindo em áreas importantes para o funcionamento da secretaria. E lá se vão 20 anos dedicados a contribuir com o fortalecimento da educação de milhares de crianças, adolescentes e jovens desse Maranhão.

“Vários ciclos a gente passa na vida, desde a infância, adolescência, a juventude, sempre nessas buscas do dia a dia, do sustento, e por aí a fora a gente chega ao trabalho. Por meu pai ser funcionário público federal, ele nos orientou a fazer concurso, e aqui estou”, disse Domingos Lopes, ao receber a homenagem.

Maria Vitalina Leite Costa. Pedagoga de formação, Vitalina também foi admitida no quadro de servidores públicos em 1973, como professora, iniciando suas atividades no Centro de Ensino Coelho Neto, onde mais tarde exerceu o cargo de Diretora Ajunta. Em seguida, foi lotada no gabinete da Seduc, na gestão do secretário Pedro Dantas Rocha. Na gestão da Secretária Nerine Lobão, foi convidada a assumir a chefia do Cerimonial da referida secretaria.

Dona Vitalina falou sobre a importância da homenagem e do reconhecimento. “Eu me senti muito lisonjeada com essa homenagem, com toda essa manifestação da Secretaria de Educação. São mais de 40 anos na rede, como cerimonialista mais de 20. Nunca imaginei que iria receber uma homenagem dessa”, disse Vita, como é carinhosamente chamada entre os amigos.

Para encerrar a programação, teve ainda sorteios de equipamentos eletrônicos doados por um servidor da Seduc.

“É um momento de confraternizar. Nem todo dia a gente se encontra, porque muitas vezes a gente se fecha nos nossos setores com as nossas obrigações. E em um momento como este a gente se confraterniza, se descontrai, e também é um momentos você se sentir valorizado, você é enxergado enquanto servidor”, declarou Zilair França Fonseca, de 62 anos, servidora da Seduc .

“É maravilhoso, né! A gente se sente feliz, porque o servidor se sente valorizado, não só pelos órgãos do Estado, mas, por toda população que vê em nós bons servidores”, destacou
Francisca Maria das Chagas Santos Cantanhede, servidora da Seduc há 33 anos.

“Esses momentos fazem com a gente tenha maior interação um com o outro, faz com que a gente conheça os outros setores, conheça os outros servidores mais de perto, que a gente tenha mais afinidade, sem contar que traz mais alegria para o trabalho”, destacou Iêda Ribeiro Castro, assessora da Seduc.

02/11/2022