30/09/2024 3:40 pm

Setembro Amarelo: Ações de Prevenção ao Suicídio

Durante o mês de setembro, os centros de ensino vinculados à Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI) realizaram diversas ações como parte da programação do Setembro Amarelo, com o objetivo de promover diálogos sobre saúde mental nas comunidades escolares. A campanha teve como principal público-alvo os estudantes e buscou prevenir o suicídio por meio da conscientização e do apoio à saúde mental.

Criada no Brasil em 2015 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Campanha Setembro Amarelo utiliza a cor amarela como símbolo de luz, vida e esperança. Ao longo do mês, foram organizados eventos para sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância de abordar o tema, identificar sinais de risco, apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade e reduzir o estigma relacionado ao suicídio, incentivando, ao mesmo tempo, a busca por ajuda.

No âmbito da URE-Imperatriz, diversas escolas participaram de rodas de conversa com a palestra “Setembro Amarelo: Valorização da Vida e Cuidados com a Saúde Mental”, ministrada pela professora e psicóloga Francisca Feitosa Oliveira (CRP 22/06547), especialista em Neuropsicologia Clínica e Saúde Mental. As atividades aconteceram nas seguintes escolas: Centro Educa Mais Rio Amazonas, em João Lisboa, nos dias 03 e 05/09; Centro de Ensino Nova Vitória, no dia 04/09; Centro de Ensino Amaral Raposo, no dia 10/09; e Centro Educa Mais Tancredo de Almeida Neves, no dia 26/09.

A professora Sheila Garcia, gestora do Centro de Ensino Amaral Raposo, elogiou a iniciativa da URE-Imperatriz, destacando a importância da participação da professora Francely na conscientização sobre a prevenção ao suicídio. “Diante das diversas realidades que observamos entre os jovens na escola, podemos sentir muita fragilidade emocional em alguns deles e nos integrantes das diversas famílias”, afirmou. Sheila ressaltou que os momentos de interação, tanto com os estudantes do Ensino Médio Regular quanto com os da Educação de Jovens e Adultos (EJA), foram fundamentais para reforçar a necessidade de buscar ajuda nos momentos de sofrimento: “Foram importantes momentos de fala e escuta”, concluiu.

Os estudantes também destacaram a relevância das atividades. Luís Guilherme Sena, da 3ª série do CEM Tancredo de Almeida Neves, comentou: “A palestra foi muito boa, pois abordou a questão da saúde mental, auxiliando a nós, jovens e adolescentes, na prevenção ao suicídio”. Já Tiago Lima Rodrigues, também da 3ª série, destacou que a palestra ajudou a desmistificar o tema: “A professora Francely trouxe algumas verdades e mitos como forma de prevenção ao suicídio em nossa sociedade.”

Setembro Multicolorido: Reflexões sobre Inclusão e Valorização da Vida

O Setembro Multicolorido é uma campanha promovida pela Supervisão dos Centros de Educação em Tempo Integral (SUPCETI) da SEDUC-MA, com o intuito de incentivar a reflexão sobre temas de grande relevância social, como a prevenção ao suicídio (Setembro Amarelo), o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (Setembro Verde, 21/09) e a visibilidade da Comunidade Surda Brasileira (Setembro Azul, 26/09). A campanha busca promover a sensibilização, a reflexão, a transformação e a inovação, incentivando o respeito às diferenças e a valorização da vida como pilares fundamentais para a construção de projetos de vida diversificados e inclusivos.

O CEM Rio Amazonas, além de participar das palestras do Setembro Amarelo, promoveu diversas atividades ao longo do Setembro Multicolorido. No dia 09/09, o Dr. Alberto Clézio Oliveira, coordenador da Rede de Saúde Mental de Imperatriz, psicólogo, pedagogo e psicanalista, realizou uma palestra sobre saúde mental e autoconhecimento. No dia 16/09, foi realizada a atividade “Sentindo na Pele”, que incentivou os alunos a refletirem sobre a importância de práticas inclusivas e o exercício da empatia. “Foi um momento importante de descontração e reflexão”, afirmou a professora Inácia Neta Brilhante de Sousa, gestora administrativa e financeira do CEM Rio Amazonas.

No dia 18/09, a escola recebeu o atleta olímpico Wellington Silva Morais, que participou das Olimpíadas de Paris 2024 e tem a segunda maior marca da história no arremesso de peso. Ele conversou com os estudantes sobre inclusão e valorização da vida. Nesse mesmo dia, o CEM Rio Amazonas também recebeu a visita de estudantes da Rede Municipal de João Lisboa, proporcionando um intercâmbio entre as escolas. Já no dia 25/09, o clube de protagonismo “Arte Soul” encenou uma peça teatral sobre suicídio, destacando a importância da vida.

Além do CEM Rio Amazonas, o Setembro Multicolorido também ocorreu em outras escolas, como o CEM Mourão Rangel, CEM Tancredo Neves, CEM Nascimento de Moraes e o CEM Caminho do Futuro. Neste último, uma programação especial marcou o encerramento da campanha no dia 30/09, com o tema “Quebrando Barreiras do Capacitismo Institucional”. A programação contou com a palestra do Defensor Público Dr. Fábio Carvalho, com o acadêmico de Pedagogia Variano Junior, que conduziu uma roda de escuta sobre educação inclusiva, e com uma exposição de desenhos do artista Farley Silva.

Além dos eventos presenciais, foi promovida uma formação online para gestores pedagógicos e profissionais da educação especial e inclusiva nos dias 17, 18 e 19 de setembro. Os temas abordados incluíram “Ansiedade e Burnout: Reconhecer, Prevenir e Encaminhar”, “Depressão e suas Implicações no Ambiente Escolar”, “Projeto de Vida: Uma Prática Multidisciplinar”, entre outros assuntos voltados para a saúde mental e a inclusão.

 

Texto: Aparecida Marconcini
URE IMPERATRIZ
Crédito das fotos: Divulgação

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI