9/02/2023 5:09 pm

Talentos da rede estadual maranhense ganham reconhecimento em competições nacionais

A educação maranhense continua ganhando reconhecimento em competições nacionais, com recentes conquistas de estudantes da rede estadual. Entre os feitos, estão a quebra de recorde nacional na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), no Rio de Janeiro; medalha de ouro na principal categoria do Torneio SESI de Robótica First Lego League Challenge (FLL), em São Luís; além de destaque na Olimpíada Brasileira de Geografia e Ciências da Terra 2021.

Durante a 36º Jornada de Foguetes realizada em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, que aconteceu nesta semana, estudantes do 9º ano do Colégio Militar Tiradentes I realizaram uma façanha com a conquista da medalha de ouro no lançamento de foguetes, quebrando o recorde nacional da competição.

A equipe maranhense é formada pelo professor de Ciência e Ensino, Domilson Reis Neres Rocha, e pelos estudantes Caio Vittor Castro Costa, 14 anos; Lucas Almeida Araújo, 15 anos; e Maria Clara Medeiros Paixão, 14 anos. O grupo continua no Rio de Janeiro, para receber a premiação, e o retorno para São Luís está marcado para esta sexta-feira (10).

Outras conquistas

A Escola do Campo Roseli Nunes, do assentamento Cigra, de Lagoa Grande do Maranhão, ficou em primeiro lugar na principal categoria do Torneio Sesi de Robótica First Lego League Challenge (FLL) 2023, realizado em São Luís, nos dias 4 e 5 de fevereiro. A equipe de robótica RoseliTec venceu a competição na principal categoria do torneio, a Core Values, com o projeto “A Geração de Energia Elétrica Sustentável através da Produção de Biogás Sustentável”.

O Core Values tem como foco os valores humanos, o trabalho em equipe e o respeito mútuo, além da valorização do trabalho de alta qualidade e performance. Na competição, a equipe RoseliTec desenvolveu e apresentou projeto inovador, sustentável, agroecológico e que busca encontrar soluções para problemas estruturais da escola e das comunidades do assentamento.

“Mesmo sendo um mundo novo, os alunos conseguiram demonstrar que o campo também produz conhecimento e reconhecem a importância de participar desses eventos, que vão além de representar a escola, significa uma experiência de educação que tem dado muito certo, mesmo diante das dificuldades existentes. Eventos assim têm contribuído para o fortalecimento da Educação do Campo”, expressou o técnico da equipe, Francisco Rodrigues.

Centro Educa Mais Sertão Maranhense

Os estudantes do Centro Educa Mais Sertão Maranhense, em Carolina, Acauan da Cruz Alencar, Gabriel Paulo Ribeiro e Jeferson Marinho Moraes foram contemplados com a Bolsa IC Jr. CNPq/MCTI (Ministério de Ciência e Tecnologia), por terem se destacado na Olimpíada Brasileira de Geografia e Ciências da Terra 2021.

Gabriel Paulo Ribeiro, um dos estudantes contemplados com bolsa de estudo, já sabe como irá utilizar o benefício conquistado. “Agradeço a Deus e a todos por terem nos auxiliado nessa caminhada. Estou muito feliz com essa conquista. Eu, particularmente, quero investir na minha vida profissional, para ajudar minha família”, exprimiu.

Mais fotos:

09/02/2023