27/05/2021 4:41 pm

URE de Chapadinha apresenta resultado do “Projeto Escravo, Nem Pensar”

Em evento iniciado no dia 25 de maio, sobre diálogos e parcerias no combate ao trabalho escravo, do Projeto Vida e Liberdade, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), a Unidade Regional de Educação (URE) de Chapadinha apresentou o resultado do Projeto Escravo, Nem pensar desenvolvido pelos centros de ensino daquela região. Cerca de 50 escolas participaram da ação no combate ao trabalho escravo, entre elas Quilombola, Integral e Parcial.

“O mais gratificante é o envolvimento de toda equipe escolar, dos nossos protagonistas estudantes, gestores, professores e de todos que estão engajados no Projeto. Em nossas escolas, estamos fortalecendo o combate ao trabalho escravo e realizando um papel muito importante de erradicação do trabalho escravo”, destacou Henajeria Cristina, diretora da Regional de Educação de Chapadinha.

Durante a pandemia, as escolas promoveram atividades não presenciais, com propostas de combate ao do trabalho escravo, mediadas por tecnologias digitais e materiais impressos. Foram realizados seminários, aulas virtuais, palestras, reuniões, gravação de vídeos, entre outras ações, mostrando o trabalho executado pelas escolas ao longo de todo o processo de execução das tarefas.

A Regional de Chapadinha deu início ao “Projeto Escravo, Nem Pensar”, nas escolas, em 2019, com a formação das equipes escolares para a organização e planejamento das ações, mas com a restrição das atividades presenciais, no ano passado, por conta da pandemia, o projeto foi afetado e, em 2021, novas estratégias tiveram que ser elaboradas para dar continuidade às ações, entre elas a utilização do trabalho remoto.

Em 2018, o Projeto “Escravo, Nem Pensar”, realizado pela Repórter Brasil e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), formou gestores e técnicos da Educação do Maranhão sobre os temas do aliciamento, migração, trabalho escravo, tráfico de pessoas e trabalho infantil. Foram envolvidos profissionais das Unidades Regionais de Educação (URE). Os servidores formados responsáveis por multiplicar os conteúdos abordados para professores e prover as orientações necessárias para o desenvolvimento de atividades pedagógicas e projetos educacionais.

27/05/2021