3/07/2020 7:52 pm

URE de Imperatriz encerra I Ciclo de Palestra Saúde Mental em Tempos de Pandemia

Equipe escolar do CE Edinan Moraes também participou da palestra Saúde Mental

Com o tema “Saúde Mental em Tempos de Pandemia”, a Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), em parceria com a psicóloga Nádia Borges de Araújo Fereira, promoveu, durante o mês de junho, o I Ciclo de Palestras destinado à comunidade escolar dos Centros de Ensino vinculados a esta URE e também à comunidade em geral. Os encontros virtuais aconteceram por meio da Plataforma Google Meet.

“Esta palestra é fundamentada no Curso Nacional de Atenção Psicossocial e Saúde Mental na Pandemia COVID-19, oferecido pela Escola de Governo Fiocruz-Brasília, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Emergência e Desastres (Cepedes/Fiocruz), que participei recentemente, na modalidade EAD. O objetivo deste encontro é promover a saúde mental e prevenir os problemas de ajustamento psicossocial em tempos de pandemia”, explica a psicóloga Nádia Borges.

A primeira palestra ocorreu no dia 3 de junho e contou com a participação de 26 profissionais da Educação e 22 estudantes do Centro de Ensino Governador Archer (Imperatriz). Para os adolescentes foi oferecida palestra específica, voltada para a Saúde Mental na Adolescência.
“Esta iniciativa é de extrema importância e contempla o Plano de Ação da Escola, destaca a professora Francisca Edvonéria Barbosa de Souza, que é supervisora e articuladora Regional do Programa Mais-UREI. A palestra teve o acompanhamento das intérpretes de LIBRAS, Irleane Sara e Odineia Nunes Silva.

A professora de Língua Portuguesa, Kelly Araújo Oliveira Silva, afirmou que as informações obtidas durante os encontros foram importantes para ampliar os seus conhecimentos. “Eu me identifiquei muito com os temas abordados nas palestras, isso me ajudou a adquirir informações importantes para minha vida pessoal e profissional”, contou.

A gestora Regional de Educação de Imperatriz, professora Orleane Santana fez a abertura oficial do evento

No dia 04 de junho, acorreu o segundo encontro, direcionado a todos os servidores lotados na URE de Imperatriz. Essa ação contemplou 31 técnicos administrativos e pedagógicos.
“Sabemos o quanto é importante a Saúde Mental nestes tempos difíceis que estamos vivendo, por causa da Pandemia do novo Coronavírus. A URE Imperatriz se preocupou em oportunizar aos professores, gestores escolares, estudantes e técnicos de nossa Rede, este momento enriquecedor e reflexivo, principalmente agora em que estamos retomando gradativamente nossos trabalhos e já nos preparando para o retorno às aulas presenciais”, destacou a Profª Drª Orleane Evangelista de Santana, gestora Regional de Educação de Imperatriz.

A equipe escolar do Centro de Ensino Professor Edinan Moraes também participou da Palestra Saúde Mental em Tempos de Pandemia, no dia 10 de junho. Um total de 31 educadores discutiu o tema no encontro virtual. O professor de Matemática Etevaldo Alves Lima Filho, que trabalha em três escolas da região, confessou que as palestras o ajudaram a encarar os problemas com mais naturalidade.

“Estava constantemente com ansiedade e angústia devido a familiares que foram infectados com a COVID-19 e com muito medo de que eu ou alguém aqui de casa fosse contaminado também, pois tenho uma filha que trabalha na linha de frente. Às vezes não conseguia produzir nada durante este período de trabalho remoto, mas depois de assistir à primeira palestra percebi que foi ficando mais fácil suportar. Então resolvi assistir outras vezes e hoje me sinto bem melhor”, destacou o professor Etevaldo, que participou ativamente de 4 palestras, oferecidas pela URE de Imperatriz.

O Centro Educa Mais Tancredo de Almeida Neves também foi contemplado com a palestra. O encontro aconteceu no dia 12 de junho, às 10h, e contou com a participação de 18 professores. No dia 23 de junho, 32 estudantes receberam suporte sobre a Saúde Mental na adolescência.

O estudante Samuel Sousa dos Santos, da 2ª Série do Ensino Médio, contou que agora se sente mais motivado e informado sobre Saúde Mental. “Recebi dicas e informações maravilhosas. A palestra me ajudou muito, mostrou que desistir não é solução e que precisamos acreditar que, mesmo uma fase muito difícil como esta, irá passar e que conseguiremos manter nossos projetos e sonhos”, expressou.

Samuel Sousa também expressou a sua alegria pela participação no evento. “Estou muito feliz em saber que tudo foi preparado para nós com muita dedicação e carinho. Agradeço por todo o apoio recebido, por não se esquecerem de nós, nos deixando sozinhos e sem apoio. Muito obrigado mesmo por nos escutar”, finalizou.
O encerramento do I Ciclo de Palestras Saúde Mental em Tempos de Pandemia ocorreu no dia 26 de junho, às 16h, com a participação da comunidade em geral; participantes de outras cidades, outros estados como os de São Paulo, Goiás, Tocantins e até presença internacional da cidade de Barcelona, na Espanha.

Além dessas palestras por escolas individualizadas, a URE de Imperatriz intensificou a oferta também por polos de atendimento, via agendamento, e inscrições online com vagas para a comunidade de forma geral. E assim mais escolas puderam ser contempladas, de forma que a palestra conseguiu chegar a muito mais participantes.

Atendimento por Polos:

  • Polo 1 – Escolas CE Dorgival Pinheiro de Sousa (Imperatriz), Centro Educa Mais Nascimento de Moraes (Imperatriz) e CE Frei Gil (Estreito), no dia 17, às 10h, com a participação de 56 professores.
  • Polo 2 – Escolas CE Amaral Raposo (Imperatriz), CE Newton Barjonas Lobão – CAIC (Imperatriz) e CE João Pereira Martins Neto (Estreito), no dia 17, às 16h, com a participação de 36 professores.
  • Polo 3 – EscolasCE Graça Aranha (Imperatriz), CE Estado de Goiás (Imperatriz) e CE Prof. Carlos Alberto Monteiro de Macedo (Lajeado Novo), no dia 19, às 10h, com a participação de 25 professores.
  • Polo 4 – Escolas CE União (Imperatriz), CE Nova Vitória (Imperatriz), CE Salomão Cury Rad (Senador La Roque) e CE Henrique de La Roque (João Lisboa), no dia 19, às 16h, com a participação de 36 professores.
  • Polo 5 – Escolas Centro de Ensino Urbano Rocha e Colégio Militar Tiradentes II, ambas de Imperatriz, no dia 24, às 10h, com a participação de 51 professores.

Fonte: Seduc
Texto e fotos: Aparecida Marconcini Prestes
03/07/2020

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI