15/03/2020 8:00 am

“Vamos ter a liberdade que há muito tempo não tínhamos”, diz estudante de Escola Digna em Gov. Newton Bello

????????????????????????????????????

A antiga sala de aula do estudante Eduardo Serra Mendes

Em um pequeno espaço improvisado para funcionar a sala de aula, o depósito de livros e o acesso a dois banheiros, o estudante do 8º ano, Eduardo Serra, 13 anos, recebeu da professora de produção textual sua última tarefa de casa naquele ambiente: escrever uma redação com o título “A importância da liberdade”. Ele e os colegas da Escola Municipal Vereador Jaime Telles, no povoado Londrina, em Governador Newton Bello, estudaram até terça-feira (10) na antiga escola, um dia antes da inauguração da unidade do ‘Escola Digna’ na localidade.

“Nessa escola aqui tem pouco espaço. As séries são juntas. O que dificulta muito pra gente aqui. Isso dá um problema no ensino. E lá [Escola Digna] a gente vai ter a oportunidade de dividir as séries, o ensino vai ser muito melhor, a gente vai aprender mais”, comentou Eduardo, que dividia a sala com os outros colegas do 7º ano do Ensino Fundamental.

Ao falar da expectativa sobre a nova Escola Digna, disparou: “Eu sinto muita alegria de poder estudar com prazer. Naquela escola vou poder estudar com prazer, porque lá vai estar tudo arrumado, grande e limpo”, enfatizou após se despedir dos alunos e do professor na antiga escola.

Nova sala de aula de Eduardo Serra na Escola Digna

Na última quarta-feira (11), dia da inauguração, Eduardo levantou bem cedo e chegou às 5h30 na nova escola, levando em uma das mãos um papel dobrado com um texto de 25 linhas escrito à mão, conforme pediu a professora. Na redação, falou de vários tipos de liberdade: a de expressão, das mulheres, dos animais e, concluiu fazendo referência à Escola Digna.

“E por último, vamos ter a liberdade que por muito tempo não tínhamos, com salas apertadas e séries juntas, e que pra ir ao banheiro ou beber água, passávamos por outras salas, mas agora temos a liberdade de estudar na melhor escola digna, que tem tudo o que a gente precisa”, concluiu o garoto.

A nova escola de Eduardo Serra possui quatros salas de aula, banheiros adequados e adaptados para pessoas com deficiência, pátio amplo e coberto, cozinha totalmente equipada, dependências para secretaria e diretoria, e um poço para abastecimento da escola e a comunidade.

A escola é uma das 4 unidades do Programa Escola Digna construídas em Governador Newton Bello, município que integra o Plano Mais IDH, estratégia do Governo do Maranhão para reduzir a extrema pobreza e as desigualdades sociais no estado, com foco em municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).

Entre as ações e políticas públicas já desenvolvidas em Newton Bello estão: restaurante popular, regularização fundiária, restaurante popular, a primeira quadra poliesportiva coberta do município, entre outras.

Mais fotos:

13/03/2020